Um sorbet é uma ótima opção de sobremesa saudável e ligth para refrescar, além de ser zero lactose.

O primo distante do sorvete, saudável e fácil de fazer

O verão está chegando e nada melhor que um sorbet para refrescar esses dias quentes. Porém, você sabe o que é sorbet ou qual a diferença com “seu primo próximo”, o sorvete? Se não, iremos te mostrar as diferenças, como preparar um delicioso sorbet e algumas curiosidades sobre esta deliciosa maneira de comer frutas. Obviamente você terá assim uma forma de como preparar rapidamente aquela “guloseima light” para toda hora.

Qual a diferença entre sorvete e sorbet

Primeiramente é importante entender que a diferença entre esses dois gelatos é muito sutil. O sorvete é uma versão que no seu preparo leva derivados lácteos : leite, creme de leite ou leite condensado, que ajudam no sabor e a engrossar a massa desse doce. Por outro lado o sorbet é uma versão menos pesada, já que apresenta baixo teor de gordura, perfeito para veganos e intolerantes à lactose, já que em seu preparado usa-se apenas a combinação de frutas, água e, somente se desejar, açúcar. 

História

Um dos primeiros registros de um sorvete, foi uma receita rudimentar, mais próxima ao sorvete que conhecemos. Foi feita na China a 3 mil anos, misturavam neve, mel, frutas e gema de ovo. Depois dessa primeira tentativa os árabes aprimoraram essa receita, adicionando ingredientes únicos e culturais, como a adição de pétalas de flores, e a chamaram de sharbet.

Receita de sorbet de abacaxi

Depois de você entender um pouco mais sobre essa deliciosa sobremesa vamos te mostrar uma receita para você mesmo preparar na sua casa.

Iremos mostrar como se faz um sorbet de abacaxi, perfeito para o verão e muito simples de preparar.

Ingredientes

Basicamente você precisa de apenas dois ingredientes:

Modo de preparo do sorbet, o sorvete sem lactose

Sorbet de abacaxi, a versão sem lactose do sorvete

Deixe os pedaços de abacaxi congelando durante 5 a 6 horas.

Adicione a água aos poucos, até sentir a cremosidade desejada, caso necessário adicione mel para adoçar. Como resultado você tem um sorbet cremoso incrível.

Então, está finalizado! Pode colocar nos recipientes para servir.

E aqui algumas dicas de ouro. Por que não adicionar hortelã, ou outras ervas para ficar ainda mais refrescante esta receita? Porque certamente esse tipo de receita fica ainda melhor criando combinações que você gosta, então, sinta-se à vontade para usar a imaginação. 

Por fim, um sorbet é uma ótima opção de sobremesa saudável e também lanche fácil, nutritivo e muito refrescante. Simples assim!

Quer mais receitas? Coleção Dieta Feliz.