Quando você inclui o chá para emagrecer em sua dieta, além de promover a diminuição do peso de forma simples, você se beneficia das propriedades terapêuticas da erva. 

As ervas proporcionam benefícios para a saúde. No entanto, você não precisa abusar delas para perder alguns quilos em um curto período de tempo,  porque emagrecer envolve outros cuidados, claro. Mas esteja certo que são ótimas aliadas.

Os chás possuem vários efeitos em nossos corpos: relaxa, nos aquece, ajuda a eliminar toxinas e, o mais importante, ajuda na perda de peso. Por aquecerem o corpo, as calorias são queimadas de forma mais intensa. Portanto, chás como chá verde e gengibre possuem efeitos de perda de peso mais intensos.

Como incluir o chá para emagrecer em sua dieta?

Aqui temos dicas de chás saborosos que podem realmente ajudar no emagrecimento. 

Os chás que emagrecem:

Inicialmente gostaríamos de avisar que conforme os terapeutas e médicos os chás não devem ser tomados em excesso  como qualquer alimento ou medicação. Também não ferva o chá para não perder suas propriedades.

O Gengibre

Chá de gengibre, o freferido para o emaguecimento.

O gengibre é ótimo auxiliar do emagrecimento, pois tem efeito diurético, melhora a eliminação de toxinas e o trânsito intestinal. Também reduz o apetite devido ao alto teor de fibras na sua composição.
O gengibre tem efeitos termogênicos pois ajuda a potencializar a perda de peso. Pode ser usado como chá ou como tempero em praticamente todos os pratos.

Chá verde

O chá verde é conhecido como o chá de perda de peso favorito nos regimes de emagrecimento. Por ser um diurético  ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor. 

Chás que contém cafeína podem agitar, não os usem a noite. 

Preparo do chá verde:

1 saquinho de chá verde em 300ml de água.

Aqueça a água em um recipiente, no microondas ou no fogão. Depois coloque no sachê e espere até 10 minutos para que ele libere todos os sabores e substâncias que estão te ajudarão a emagrecer.

Chá de erva-mate

A erva-mate faz um dos melhores chás para perder peso. Tomar diariamente 1 litro de chá mate emagrece, melhora o funcionamento do organismo, desintoxica e favorece a queima de gordura corporal. 

No entanto, como também contém cafeína, merece moderação para não causar excitação mental. Você pode fazer erva mate diretamente das folhas que compra na casa de chá, ou pode preparar o chá em saquinhos.

Preparo da chá de erva-mate:

Utilize 6 folhas de erva-mate à granel ou em saquinho e 300ml de água.

Porém, não esqueça de aquecer a água no recipiente até pouco antes de ferver. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a erva-mate, ou coloque o sachê.

Aguarde a infusão e beba.

Chá branco

O chá branco é feito da mesma planta que o chá verde. Porém as folhas colhidas antes do período de floração possuem sabor diferente da versão verde,

No entanto, as qualidades que tornam o chá branco ideal para dietas de emagrecimento permanecem as mesmas.

Preparo do chá branco:

Da mesma forma que o preparo do chá verde, coloque o chá em infusão. Aguarde uns 10 minutos e saboreie.

Chá de hibisco

O chá de hibisco possui uma cor linda, muito intensa, típica de suas flores coloridas.

Esta planta é ótima para aliviar o inchaço que causam medicamentos. Além disso, reduz a pressão arterial pois elimina líquidos do corpo 

A proporção é de 10 a 20  gramas de hibisco seco para 300 ml de água.

Preparo do chá de hibisco:

Aqueça a água e acrescente o hibisco. Espere até que toda a água fique da cor da flor, que é um vermelho intenso. Este chá de emagrecimento se bebido quente ou frio e tem um bom efeito na perda de peso.

Chá de limão

O limão é uma fruta excelente no combate com muitos benefícios, também auxilia na eliminação de toxinas do organismo auxiliando na perda de peso.

Chá de limão

Preparo do chá de limão:

300 água e 1 limão.

Aqueça a água e espere até quase atingir o ponto de ebulição. Portanto, corte um limão ao meio e esprema-o na água para preservar o suco. Aguarde alguns minutos e adicione um pouco de mel para suavizar.

Chá preto

O chá preto tem efeitos muito semelhantes aos chás verde e branco. Como o chá preto tem maior concentração de cafeína, é melhor consumi-lo pela manhã. Assim você não terá problemas para adormecer devido às propriedades estimulantes. Porém, como o chá amargo, use mel, adoçante ou uma pitada de açúcar, se realmente necessitar.

Preparodo chá preto:

10g de chá preto ou sachê, mel, açúcar ou adoçante em 300ml de água.

Aqueça água em uma caneca, desligue o fogo e deixe as folhas ou saquinhos de ervas tocarem por até 10 minutos. Portanto, filtre o chá e beba enquanto estiver quente, para que o efeito de perda de peso seja melhor.

Além disso, uma dica que vale a pena seguir com qualquer uma das receitas acima é não abusar do açúcar ou do mel para adoçar a bebida. Eles são ricos em calorias e podem dificultar a perda de peso.

Portanto, beba o chá com moderação para perder peso, mas não se esqueça de controlar a alimentação, beber bastante água e praticar mais exercícios. Esses outros métodos de perda de peso são tão importantes quanto beber chá.

A Fitoterapia é um forte aliado para manter o corpo saudável. E incluir chá para emagrecer em sua dieta é mais simples que você pensou, correto?

Conheça nosso Programa Dieta Feliz e faça parte do grupo de mulheres que querem estar mais bonitas e saudáveis!